Atingir um alto nível de profissionalismo tem sido uma busca constante daqueles que almejam a excelência. O aprimoramento da liderança se encontra inúmeras vezes entre os desafios inerentes ao profissional que tem este referencial como meta. Sendo assim, pode-se afirmar que o desenvolvimento de competências e habilidades de liderança faz parte dos maiores desafios para um profissional de sucesso.
Em minha experiência como coaching, atendendo líderes em formação, impera como um dos principais desafios na passagem pelos diversos saltos existentes na trajetória da liderança, a necessidade de aprimorar o processo de comunicação. Aqui aborda-se a comunicação em suas duas vertentes. A primeira delas é a oratória, sendo o líder convidado por meio do seu cotidiano a vencer o receio de falar em público, os vícios de linguagem e expressão corporal, entre outras barreiras. A outra vertente que o líder se depara constantemente é o desafio de exercer de forma saudável a comunicação interpessoal, no sentido de posicionar-se enquanto líder, exercer feedback e acompanhamento, praticando a assertividade.
Saber a hora certa de falar, a maneira apropriada e o conteúdo pertinente. Regra básica e óbvia, mas explicitamente arraigada em dificuldades de ordem primárias que impedem uma comunicação fluida, transparente e genuína. Do líder espera-se que aplique com precisão o poder da comunicação. E neste ponto considera-se importante tratar aqui de forma culinária, trazendo algumas possíveis ‘receitas de bolo’ baseadas na própria experiência em campo.
Observe estas dicas para aplicar em seu cotidiano como líder. Estes aspectos servem como uma diretriz norteadora em todo processo de comunicação interpessoal, compondo praticamente um manual de etiqueta na área.
- Pratique um compromisso com a verdade, a escuta ativa e a aplicação de regras clássicas de feedback, tais como: falar apenas sobre fatos (o que se pode evidenciar), de forma direta e específica (abordando o problema em questão, sem generalizações) e pessoal (falar por si, evitando falar em nome de outra pessoa ou grupo).
- É preciso que o conteúdo da comunicação seja baseado em elementos comprováveis, evitando percepções, impressões ou mesmo julgamentos.
- Ao líder é fundamental que saiba fazer o bom uso das palavras, gerando por meio delas um impacto positivo nos ouvintes, mobilizando-os para as mudanças e aperfeiçoamento necessários
E o que fazer quando for preciso abordar situações indesejáveis e que precisam ser corrigidas? Abordarei este tema na continuidade deste assunto no artigo 2 sobre Assertividade.