Sonhos e Realizações: como estabelecer metas e atingir resultados.

“Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.” 

Carlos Drummond de Andrade

Fim de ano, época clássica de inquietações e perguntas sobre o futuro. Para muitos um momento de expectativas aceleradas, balanço de resultados. Para outros, um momento de gratidão e confiança. 

Como é possível atingir este estado de certeza do dever cumprido? A receita é simples. Estabelecendo adequadamente suas metas e fazendo tudo o que for possível para cumpri-las, com comprometimento, persistência, planejamento e monitoramento sistemático. Obviamente a execução nem sempre é tão fácil, devido à hábitos nocivos em nossa conduta de vida e profissional, tais como a procrastinação, indisciplina, desorganização e insegurança. A mudança essencial, que nos leva em direção ao cumprimento dos nossos objetivos, passa na maioria das vezes por uma transformação pessoal, tal como o poeta nos convida a refletir… Não é um fator de sorte, mas sim a boa- sorte, aquela que vem de acordo com o nosso empenho e disposição para perseguir determinadamente um alvo, com esforço, trabalho e dedicação.

Venho trazer uma pergunta inquietante, potencializadora de mudança para aqueles que se dedicarem no aprofundamento da resposta: Quem você precisa ser para merecer o resultado que almeja?  Experimente dedicar-se a este estudo, relacionando quais são as principais mudanças que precisa fazer para elevar sua performance, atingir resultados significativos e quais os passos precisa dar para a concretização dos seus objetivos. 

Esta trilha é uma das técnicas que o profissional de coach desenvolve junto ao cliente para efetivação da mudança por meio de um plano de ação detalhado. Uma dica para abrir este caminho de mudanças, é o registro e a adequada elaboração de metas. Observe os princípios neste acróstico com a própria palavra:

M ensurável: Escreva suas metas, com métricas para a sua verificação.

E específica: Defina o que, quanto e onde. Detalhes precisos para o plano de ação

T emporal: Fundamental estabelecer um período, uma data, quanto mais precisa melhor.

A lcançável: Defina metas desafiadoras e atingíveis. Quando as realizar aumente o desafio.

S ignificativa: metas precisam ter sentido para você, isto é o que vai te dar força para a realização

Uma pessoa, por mais sonhadora que seja, precisa ter a cabeça nas nuvens e os pés no chão. Isto é um ponto essencial para transformar sonhos em metas, e daí a sua realização, trazendo os resultados almejados, e a consequente autoconfiança.

01 de dezembro de 2019

VALÉRIA IMACULADA ANDRADE

PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, COACH

Atua com Coaching de talentos e Coaching Executivo pela INTEGRADA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS, auxiliando pessoas a superar limites e apoiar outras a fazer o mesmo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais