Coach de Talentos: Um mergulho em si para ir além

O Coach de Talentos é uma atuação que prioriza o despertar. É como lapidar um diamante, na busca de uma preciosidade única e significativa. Talento pode ser entendido associado ao potencial no sentido vocacional ou mesmo de um propósito de vida. A origem da palavra talento remota a uma moeda grega, e desta forma, é uma palavra que traz também um aspecto relacionado ao valor: o verdadeiro valor da pessoa e o que ela tem para oferecer ao mundo como a sua melhor versão: o Ser Valioso, um verdadeiro tesouro.

Um dos significados etimológicos da palavra talento é associado a balança, escala. É uma unidade de medida. Simbolicamente, reconhecer seus próprios talentos é uma forma de se medir em relação à sua missão no mundo, e determinar a distância a percorrer para conseguir alcançar seus objetivos. 

Os talentos podem ser natos e também podem ser desenvolvidos. O comprometimento pessoal aqui é um diferenciador na jornada do desenvolvimento de um talento. Por mais talentoso que uma pessoa seja, o esforço é um diferencial para o alcance de resultados surpreendentes, como diz a frase atribuída a Thomas Edson: Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. Por isto, é preciso foco, determinação e garra para colocar para o mundo o talento individual. O talento pode se potencializar com estudo e prática.

Todas as pessoas possuem algum tipo de talento. Para a descoberta podemos percorrer o caminho de identificação das competências, que são conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas pelo estudo e pela prática. Já os talentos estão relacionados ao que vibra dentro da pessoa, a uma facilidade natural, a intensa realização pessoal e sobretudo a capacidade de ir além.  

Algumas dicas para descobrir os seus talentos:

  1. Conecte-se com seus pontos fortes: Nenhum medalhista atinge o OURO concentrando no que não consegue fazer. Pelo contrário, reconhece limitações, trabalha com elas (e não contra elas), e dedica-se com o máximo empenho naquilo que sabe fazer com excelência, aperfeiçoando-se constantemente.
  2. Identifique o que te faz ‘brilhar os olhos’: tanto no trabalho quanto na vida pessoal sempre tem situações, lugares e pessoas que nos alimentam a alma, revitalizam e estes presentes podem ser aliados para a descoberta do que realmente nos revitaliza. Um talento é algo que nos traz energia, porque quanto mais se dá mais se tem.
  3. Busque inspiração em pessoas que admira: Se você percebe uma característica positiva em alguém, pode ser uma pista de que você tem potencial para seguir um caminho semelhante, como se fosse um reflexo de algo que já existe em você, lhe convidando para desenvolver.
  4. Esteja atento ao que as pessoas falam de você: o outro é nosso espelho e por meio dele podemos nos ver. Pode ser bom perguntar a pessoas que lhe conhecem bem quais são as suas melhores características. Você pode se surpreender.
  5. Investigue o seu diferencial: Observe aquilo que você faz bem, com mais facilidade que outras pessoas, ou mesmo agilidade. Analise seus resultados e como você se relaciona com os desafios. Perceba quais tarefas você tem afinidade para realizar e que trazem resultados melhores que a maioria das pessoas obtém. Qual é o seu diferencial?

Para o ser humano pode até ser uma tarefa complexa a descoberta do seu verdadeiro talento, ou talentos, e ao percorrer este caminho há ainda um desafio maior, que é aplicá-lo, na maioria das vezes a serviço do outro. Quando se encontra um talento não é justo que ele fique escondido, como se menciona na Bíblia:  “Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz.” Lucas 8, 16. E este é o principal convite do COACH DE TALENTOS: ativar o brilho interior.

VALÉRIA IMACULADA ANDRADE

PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, COACH

Atua com Coaching de talentos e Coaching Executivo pela INTEGRADA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS, auxiliando pessoas a superar limites e apoiar outras a fazer o mesmo.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais