Empreender é um desafio diário em qualquer atividade, seja como colaborador, líder comunitário, projeto social, liderando uma equipe ou desenvolvendo um negócio. Colocar uma ideia em prática e se manter no mercado é ainda mais desafiador. O universo empreendedor é cheio de incertezas, dúvidas e insegurança, o que o torna fascinante!
Desenvolver habilidades e características empreendedoras é fundamental para quem possui uma empresa. A velocidade com que as mudanças acontecem no mercado exige que o empresário tenha sempre que buscar soluções de forma ágil e inovadora.
As melhores inovações aplicadas ao mercado acontecem quando respondem a uma “dor”, criam propostas de valor e resolvem várias tarefas do cliente. Essa é uma linguagem nova para dizer que a melhor forma de aumentar a receita é garantindo o sucesso do cliente ao consumir seus produtos e serviços.
Quem diria que há pouco tempo estaríamos mudando nosso modelo de consumir alguns serviços como escutar uma música criando sua própria playlist e ainda poder compartilhar com quem quiser, ou ter uma lista de filmes disponíveis para assistir a qualquer momento e em qualquer lugar!
Novas oportunidades surgem quando você dá início ao processo de resolução de problemas com empatia pelo seu público-alvo. É o que nos ensina os irmãos Tom e David Kelley no livro Confiança Criativa: Libere sua criatividade e implemente suas ideias.
E como aplicar o processo criativo para tornar a empresa inovadora num mundo colaborativo e com novos padrões de comportamento?
Considerando que a inovação é a capacidade de encontrar oportunidades e resolver um problema, e problema é o que mais temos nas empresas todos os dias, basta tomarem uma posição de “observadores” do próprio negócio que em pouco tempo surgirão várias possibilidades para resolver um desafio, seja do seu cliente ou do seu processo impactando de forma significativa seus resultados.
Existe um parâmetro elementar que pode ser usado: Quanto mais tarefa nossa inovação resolver para aquele que se propõe a usá-la (cliente, parceiro, colaboradores), maior será a aderência/aceitação da solução.
Neste artigo, sugiro 3 passos e dicas que podem ajudar a melhorar seus resultados:
1º passo: Precisa ser dado pelo próprio empresário ou gestor. Abrir a cabeça e entender que inovação não é só para empresas grandes, que podem investir milhões em pesquisa e tecnologia. Inovar é simplesmente resolver o problema do cliente e para isso não são necessários “rios” de dinheiro.
Dica: Gerar ideias e desenvolver soluções que seja desejável pelas pessoas, tecnicamente possível e viável para a organização.
2º passo: Manter uma comunicação clara e transparente com seus clientes e colaboradores. Não é possível pensar em desenvolver uma cultura inovadora sem conhecer melhor para quem será entregue o produto ou serviço.
Dica: Pratique reuniões de trabalho estimulando sua equipe a despertar a criatividade, propondo soluções que possam ser testadas e busque feedbacks a todo momento.
3º passo: Teste o quanto antes sua ideia desenvolvendo um protótipo ou um mínimo produto viável (MVP). É necessário apresentar de forma simples, porém completa, a solução proposta para que a persona (o beneficiado pela solução) possa experimentá-la do início ao fim.
Dica: Crie sua solução usando protótipos simples, com o objetivo de apresentar sua ideia do início ao fim, logo os clientes poderão ter a sensação de experimentar de fato o produto ou serviço.
O mundo precisa de empresas mais criativas e à medida que vamos desenvolvendo essa habilidade, novas oportunidades vão surgindo nos conectando com o mercado, com nossos colaboradores e com a sociedade ampliando a visão de que não é só a competição por uma fatia maior do mercado que move os negócios, mas a conexão que conseguimos promover por meio das pessoas e soluções tornam nossa empresa cada vez mais competitiva.
Empresas como a 3M e a Google já conseguiram implantar no seu DNA a cultura da inovação criando e aplicando métodos ágeis de solução de problemas, valorizando a colaboração da equipe, se conectando com o mundo e inspiram outros negócios a desenvolver essa cultura dentro da organização.
Seja o protagonista do seu negócio!
Carla Regina Silva Martins
Administradora, Consultora em Gestão Estratégica de Negócios, Facilitadora em Programas de Treinamento Empresarial.
Sócia da Integrada Soluções Empresariais