Dentre as responsabilidades do mundo empresarial, fazer a gestão financeira do seu empreendimento é uma tarefa desafiante. São tantas atividades no dia a dia que às vezes parece não ser possível cumprir todas elas e a análise dos resultados financeiros acaba ficando comprometida, esquecendo até mesmo que essa é uma das principais tarefas do gestor de qualquer negócio.
Cuidar para que todos os compromissos financeiros sejam cumpridos, ter recursos para quitar as despesas, gerar sobra de caixa para reinvestir na empresa e remunerar o capital investido pelo sócio, é uma meta que precisa estar em seu radar!
A maioria dos empresários atua sem acompanhar os indicadores financeiros para avaliar o desempenho da empresa e traçar estratégias em busca de melhoria dos seus resultados.
Qual o objetivo da análise dos indicadores financeiros?
Compreender sua empresa por meio dos números. Simples assim! É o momento que podemos ter uma visão panorâmica e identificar se estamos no caminho certo.
As principais vantagens em utilizar sistematicamente a análise financeira são:
- Gestão mais eficiente com informações confiáveis;
- Promove o aprendizado e o desenvolvimento das pessoas apoiando na tomada de decisões;
- Permite criar cenários a partir dos resultados encontrados;
- Facilita para traçar metas mais claras na busca do desenvolvimento sustentável.
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em seu novo modelo de excelência em gestão apresenta o tema finanças associado à sustentabilidade da empresa, quando o inclui no fundamento Desenvolvimento Sustentável nos três eixos: Social, Ambiental e Econômico-financeiro. O que isto significa? Que a saúde e perenidade de uma empresa precisa contemplar um cuidado especial com o gerenciamento e controle dos recursos financeiros. Para fazer isto acontecer a FNQ, recomenda a implementação de planejamento e monitoramento econômico-financeiro da empresa.
Na nossa atuação em consultoria empresarial compartilhamos desta mesma posição apresentada anteriormente e apresentamos ferramentas e metodologias para garantir uma boa gestão financeira, como exemplo o fluxo de caixa, indicadores de lucratividade, Grau de Endividamento e o Braek-even-point (ponto de equilíbrio).
Considerando a gestão financeira como uma tarefa chave a ser desempenhada pelo empresário/empreendedor e que os indicadores são indispensáveis para uma análise confiável e a validação dos objetivos estratégicos do negócio, apresento algumas ações que podem ser implementadas para o sucesso dessa jornada:
- Separe as despesas pessoais das despesas da empresa
- Utilize um software, crie parâmetros e planos de contas relacionados ao seu negócio
- Defina horários na sua agenda para analisar seus resultados financeiros
- Acompanhe seus custos.
Este é o caminho na busca da maturidade da gestão empresarial. Entender essa prática como atividade relevante para o sucesso do negócio é fundamental.
Assuma as rédeas da sua empresa!