Já parou e olhou para toda a sua vida e reconheceu as suas conquistas? E após este momento encheu seu coração de gratidão reverenciando a sim mesmo, agradecendo ao Universo, à Espiritualidade e ao que e quem mais fizer sentido para você, por toda a sua trajetória? Chamo este momento de Memória de triunfos. Uma ferramenta de coach utilizada como chave para acessar o seu poder pessoal, por meio do exercício da honra ao passado e o genuíno sentimento de que ‘está tudo certo’.
Para que é importante lembrar de nossas conquistas? A vida é repleta de altos e baixos, costumeiramente chamados de desafios. E muitas vezes, em meio aos nossos emaranhados, estamos arriscados a nos perder e até mesmo sentir decepção com nossa história, entre tantos outros sentimentos que nos levam à sensação de derrota. Do contrário, ao conectar com o que funcionou e funciona em nossa história alimentamos nossa sensação de bem estar, tranquilidade e confiança na vida.
Há um ramo da psicologia que estuda o otimismo: a Psicologia Positiva. Ramo que vem se consolidando como a ciência do futuro. Nele alguns autores se destacam em estudos científicos que embasam pesquisas sobre felicidade, felicidade autêntica, otimismo e o poder da gratidão, entre eles Martin Seligman, em seus livros: Felicidade autêntica, Florescer, Aprendendo o otimismo. Boas indicações de aprofundamento sobre o tema.
Você sabia que pessoas mais gratas são mais felizes? Sim, sabe porquê? Quanto mais você foca naquilo que funciona na sua vida e agradece, mais coisas boas acontecem. É o poder da conexão, tanto apregoado por Deepack Chopra, outro mestre que nos ensina sobre como ter uma vida abundante, próspera e fluida.
Quando você reclama, veja que a própria palavra traz a força: re-clama, ou seja, clama por mais. Ora se reclamamos daquilo que nos incomoda, o que estamos querendo que venha para nossa vida? Observe-se a partir de agora e te convido a exercitar o pensamento positivo, olhando para tudo o que funciona no seu viver e para os diversos e incontáveis motivos que a vida lhe dá para sorrir todos os dias.
Também podemos agradecer às dificuldades, pois são para nós grande fonte de aprendizado e crescimento. Porque não importa se o copo está cheio ou vazio, o que importa é que você pode enchê-lo a qualquer momento, desde que tenha uma atitude de otimismo, de visão positiva e certeza de que o melhor está ainda por vir.
“Quando a gente aprecia o belo, o belo nos aprecia”, diz Tal Bem-Shahar, em seu livro: Seja mais feliz: aprenda a ver a alegria em pequenas coisas.
Mart Seligman comprovou em seu estudos, que pessoas que fazem um diário de gratidão, escrevendo 3 coisas boas todos os dias, conseguem se tornar mais positivas e mais felizes. Este simples exercício treina a nossa mente para olhar mais para coisas positivas que nos acontecem e assim, passamos a focar nelas.
O convite que te faço desta vez é: Faça o exercício do Diário da gratidão! Para isto você vai precisar de um caderno, um lápis (ou caneta) e de determinação para registrar todos os dias durante um mês, pelo menos três coisas boas que ocorreram no seu dia. Pronto! Só isto. Ao final de uma vez, faça a sua avaliação dos resultados e comprove por si mesmo o que grandes estudiosos da psicologia positiva já o fizeram: Quando você foca seu pensamento em algo, a sua energia flui para lá.
Gratidão e apreciar o belo caminham juntas. E lembre-se, tudo que você foca, se amplia.
VALÉRIA IMACULADA ANDRADE
PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, COACH
Atua com Coaching de talentos e Coaching Executivo pela INTEGRADA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS, auxiliando pessoas a superar limites e apoiar outras a fazer o mesmo