Seu Propósito Faz a Diferença no Mercado?

Pagar contas, visitar clientes, negociar contratos, dar retorno sobre pendências, pensar no futuro do negócio… Em meio a tantas atividades, como é possível pensar e implementar novas estratégias? 

A resposta para uma rotina pouco eficiente pode estar relacionada a três fatores: falta de um propósito claro, indicadores de resultados desarticulados (OKR´s- Objectives? and Key Results) e ausência de alinhamento da equipe de trabalho.

Como resolver?

Todo empreendimento nasce ou deveria nascer para resolver um problema. Possuir um propósito claro irá direcionar as ações da sua empresa. Vamos considerar o conceito do Círculo Dourado ou “Golden Circle”. Uma ferramenta que ajuda pessoas e empresas a entenderem seu propósito e alinharem o que fazem e como fazem.

Definido o propósito, outra prática recomendada é focar nos indicadores. Estes deverão ser analisados para avaliar se os objetivos estão sendo atendidos. É extremamente importante acompanhar as metas individuais e os resultados que precisam ser alcançados para atingir o sucesso nas estratégias implementadas. Para isso, uma dica simples é pensar em indicadores que demonstram: Onde Quero Ir e Como Sei que Estou Chegando Lá. O primeiro mede os objetivos e o segundo os resultados-chave.

Agora é o grande desafio! 

Engaje toda equipe no propósito da empresa. É como pensar numa prova de remo sincronizado. Realizar movimentos no momento certo irá potencializar a força do seu negócio e imprimir a velocidade necessária para atingir o propósito.

Depois de elaborar o “Círculo Dourado” e disseminar o propósito na equipe, é hora de fazer a gestão das informações geradas. Para essa fase, podemos resgatar grandes autores americanos da vanguarda do tema Planejamento Estratégico. Kaplan e Norton pesquisaram por um ano várias empresas e o comportamento delas na medição dos resultados. Eles desenvolveram uma metodologia chamada BSC – Balanced Score Card, na qual agrupou-se um conjunto de indicadores que proporcionam aos gestores uma visão rápida, embora abrangente, de toda a empresa. 

Essa ferramenta é muito utilizada pelas empresas de médio e grande porte, mas é possível adaptá-la para as pequenas e médias, basta entender o conceito do seu negócio, definir os indicadores, os objetivos associados ao propósito e envolver a equipe.

Para começar, responda junto com sua equipe:

– Como os clientes nos veem? (Perspectiva dos clientes)

– Em que devemos ser excelentes? (Perspectiva dos processos internos)

– Seremos capazes de continuar melhorando e criando valor? (Perspectiva de inovação e aprendizado)

– Como parecemos diante do investidor? (Perspectiva financeira)

Essas quatro perguntas básicas são capazes de criar uma verdadeira revolução dentro do seu negócio, proporcionando condições de focar nos resultados que realmente interessam a você e sua equipe.

Mãos à obra!

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