“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” Carlos Drummond de Andrade
Possivelmente você, assim como eu, já deve ter se deparado com desafios em relação à este tema. Por isto, quero abordar dois pontos que podem ser úteis para possibilitar na prática esta multiplicação do tempo.
Ter tempo é uma questão de estabelecer prioridades, fazer escolhas conscientes e manutenção do foco. Algumas perguntas podem nos movimentar em direção à um melhor resultado na gestão das nossas prioridades:
- O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se fosse feito de maneira constante, causaria uma grande diferença positiva em sua vida pessoal? O que, em sua vida profissional ou empresarial, teria o mesmo efeito?
A partir do momento em que se identifica nossas alavancas de resultado, é hora de colocá-las em ação. Hal Elrod, em O Milagre da Manhã nos ensina sobre o poder de dar prioridade e encontrar tempo para fazer rituais e compromissos que nos alimentam, tais como meditação, estudos e atividade física. É o que chamamos no processo de coach de Hora mágica, uma agenda no dia (que pode ser em qualquer horário, inclusive as 5h da manhã), aquele momento em que nos dedicamos a fazer o que realmente nos levará em direção aos nossos objetivos.
- Como podemos administrar a nossa vida e fazer com que na rotina comporte nossas necessidades, desejos e tarefas?
Para priorizar suas tarefas é muito importante distinguir as esferas a seguir, apresentadas no modelo Tríade do tempo, de Cristian Barbosa:
- Urgente: São tarefas que já deveriam ter sido feitas, por algum motivo foram ignoradas e no momento que surgem tomam toda a ordem de nossa agenda, ou seja, é preciso parar o que estamos fazendo para cuidar delas. Haverá sempre situações de urgência, que nem mesmo podemos prever. Então será hora de cuidar delas. O que não podemos permitir é que nelas esteja mais de 20% do nosso tempo. E a cada vez que surgirem se faça a pergunta: O que posso fazer para que isto não se repita?
- Importante: São as nossas reais prioridades. Quando não dedicamos tempo ao que é importante, seja com pessoas, tarefas ou ideais, é que surgem grande parte das urgências. Pense isto em relação à sua saúde, filhos, relacionamento, relatórios e resultados. Por isto é importante um planejamento de rotina diária, com programações e metas que contemplem todos os aspectos da vida integral nos campos profissional, intelectual, relacionamentos, espiritualidade e propósito de vida.
- Circunstancial: é tudo aquilo que muitas vezes rouba o nosso tempo, que nos distrai e impede de darmos foco no que realmente importa. Uma observação: Momento de relaxar são importantes, o cuidado que precisamos ter é com o volume de tempo dedicado ao que pertence à esta esfera.
O tempo não nos pertence. A gestão dele sim. É um dos elementos fundamentais para garantia da nossa produtividade pessoal e profissional. E deixo aqui um convite: O que mais é possível para conseguir administrar o tempo e alcançar resultados excepcionais?
VALÉRIA IMACULADA ANDRADE
PSICÓLOGA, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, COACH
Atua com Coaching de talentos e Coaching Executivo pela INTEGRADA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS, auxiliando pessoas a superar limites e apoiar outras a fazer o mesmo.