Excelência profissional: a melhor versão de você mesmo

“Excelência não é um lugar ao qual se chega; excelência é, isso sim, um horizonte contínuo a ser procurado”, diz Mário Sérgio Cortella. Em tempos de competitividade acirrada, a excelência profissional se torna um imperativo, que exige uma constante postura de autoconfiança, pro atividade e foco em resultados. Ser excelente no que faz é o mínimo de entrega que um profissional de auto gabarito se dispõe a fazer, sempre entregando o seu melhor.

Quais seriam os pontos chave de um Profissional Excelente? Segue uma sumária relação de pontos que podem ser priorizados para aqueles que querem trilhar este caminho:

  1. Auto aperfeiçoamento contínuo

Tenha consciência de seus pontos fortes e daqueles que precisa melhorar. Invista na maximização destes pontos fortes e em um trabalho intenso para minimizar os pontos que travam o seu processo de crescimento pessoal e profissional.

Esteja sempre aberto para mudanças e busque constantemente o aprimoramento profissional, busque constantemente o aprimoramento profissional de acordo com seu projeto de carreira, assim realiza esforço com foco num objetivo claro de onde quer chegar.

  1. Foco em resultados

Defina metas e guie suas ações norteado por elas.  Valorize sua palavra e empenhe-se ao máximo em cumprir aquilo que foi anunciado. Isto gera confiança.

Pratique disciplina em um plano de ação comprometido com o sucesso. Chega de “promessas de Ano novo” que se eternizam sem direcionamento por postergação. Assuma a responsabilidade por ações que você mesmo definiu como prioritárias para a sua vida. 

  1. Inteligência emocional 

Pratique autoconsciência de suas emoções, por meio do auto gerenciamento e aprimoramento da habilidade de se relacionar consigo mesmo e com as pessoas. 

Criar laços duradouros é uma boa forma de ter uma fonte inesgotável de contatos, ampliando a rede de relacionamentos, que pode ser uma grande aliado profissional para trocas saudáveis de informações e ampliação de conhecimentos. 

Estamos todos em equipe e é assim que se vence no mundo profissional também. Pouco adianta brilhar sozinho, porque é um resultado geralmente de curto prazo. Sozinho pode-se até ir mais rápido, mas sem sombra de dúvida é em grupo que se vai mais longe.

  1. Comunicação 

Quem se comunica bem destaca-se no mercado de trabalho visto ser esta uma das competências mais valorizadas em um profissional. Vale aqui a regra de ouro: a palavra certa, na hora certa e do jeito certo. Fazer uso deste princípio garante uma comunicação clara, efetiva e sem ruídos, fortalecendo relações de trabalho: é o que chamamos de assertividade.

Além do bom uso das palavras, em uma comunicação não violenta, tanto em palavras quantos textos, é imprescindível o aprimoramento da habilidade de ouvir ativamente e falar em público. Bons comunicadores se destacam no mercado e conquistam espaços de ascensão profissional. 

  1. Liderança

A chave da liderança é primeiramente exercer o autogerenciamento. Ser líder de si e na sequência ser líder de outros. Ser ponte e apoio. Praticar o respeito ao outro. Explore a comunicação assertiva: dizer o que é preciso, na hora certa e da forma certa.

Incentive o autodesenvolvimento de seus liderados e inspirar pessoas a fazerem o seu melhor. Seja exemplo!

Seja líder por onde estiver, independente de posição ou hierarquia. Respeite as pessoas e por meio de orientações abra caminhos para o trabalho em equipe delegação e construção de projetos de grande impacto. 

  1. Gestão do conhecimento 

O volume de informações à nossa disposição na atualidade é um ponto favorável à nossa elevação de performance. Os melhores especialistas precisam ser capazes de compreender e decifrar grandes quantidades de informações e usar isso em favor dos negócios. Além de saber buscar as informações, é necessário identificar quais ferramentas poderão ser utilizadas para interpretá-los. 

Transforme informação em conhecimento, respeitando as regras e regulamentos para trabalhar com os dados de maneira ética. Organize o conhecimento de forma a torna-lo disponível para outras pessoas e assim, multiplique-o, criando novas soluções e possibilidades. 

  1. Inserção digital (plataformas, uso da tecnologia, Colaboração Virtual)

A transformação digital é uma realidade. Você está pronto para o futuro do trabalho?

Procure se atualizar em relação ao uso de tecnologias, ferramentas e plataformas digitais de forma eficaz para resolver problemas e criar valor.

Se aproprie também de ferramentas de colaboração virtual, como por exemplo: plataformas de compartilhamento de arquivos, redes sociais, softwares de comunicação, dentre outros recursos disponíveis para melhorar a produtividade. 

  1. Pensamento criativo

A capacidade de resolver problemas em ambientes complexos é cada vez mais necessária aos profissionais. Procure desenvolver o pensamento criativo, despertando para a busca de soluções inovadoras no seu trabalho. Criar novas formas de fazer as atividades traz resolutividade e melhora significativamente o resultado de uma organização. Busque cada vez mais desenvolver um mindset de crescimento, propondo novas formas para solucionar problemas. Aprenda a utilizar as ferramentas ágeis, elas são boas aliadas no processo de inovação. Essa tarefa dificilmente será assumida pela IA (inteligência Artificial). 

  1. Gestão de conflitos

Saiba lidar com a diversidade, praticando respeito e garantindo a inclusão.

Pessoas são diferentes e nas diferenças crescemos e podemos avançar em diversos aspectos. 

Aprenda técnicas de negociação e mediação de conflitos, buscando soluções favoráveis para ambas as partes em uma relação ganha- ganha. 

  1. Atitudes sustentáveis (menos uso de papel, reuniões online, caronas compartilhadas, olhar para a comunidade, coletivo)

Boa parte do nosso tempo diariamente é dedicado ao trabalho, isso justifica pensar em atitudes mais sustentáveis. Minimizar o desperdício, reciclar sempre que possível, usar fontes de energia verde, reduzir a poluição, as emissões de carbono são as novas regras do mercado. Fazer sua parte também é importante para contribuir com o alcance dessa meta. Apagar a luz e desligar equipamentos que não estão em uso, realizar reuniões online, evitar uso desnecessário de papel podem ser boas atitudes no trabalho. E você o que tem feito para contribuir com essas práticas?

Conquistar a excelência profissional depende de trabalho e muito esforço. Não perca tempo, defina seu objetivo, estabeleça suas metas e inicie sua jornada para sempre buscar a melhor versão de você mesmo.

Tenha estes tópicos como um convite para reflexão sobre a sua trilha para a Excelência, rumo à meta do alcance de se tornar a cada vez mais um profissional de alto gabarito.

Valéria Imaculada Andrade

Psicóloga, especialista em gestão de pessoas, Coaching executivo e pessoal, Consteladora Sistêmica

Ampla experiência na área de Recursos humanos, em consultoria, treinamento, palestras e Coaching, especialmente Coaching de liderança. Atua com Coaching de talentos e Coaching Executivo pela INTEGRADA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Carla Regina Silva Martins

Administradora, especialista em gestão estratégica e finanças, Agile Coach

Ampla experiência na área de Gestão Empresarial, consultoria, mentoria, programas de desenvolvimento de liderança e equipes 

Atua com consultoria em gestão empresarial, processos, projetos de inovação e governança em empresas familiares pela INTEGRADA SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais